quarta-feira, 7 de outubro de 2009



Entre os dias 20 a 22 de novembro acontece no Campus da UFSM a XI Edição do EGEH (Encontro Gaúcho de Estudantes de História). O objetivo do evento é promover uma maior interação e integração entre os estudantes de História e os movimentos sociais. O tema do encontro deste ano será "A Criminalização dos Excluídos e da Pobreza: Qual o Papel do Historiador?".

Partimos da idéia de que é preciso um encontro que resgate e contemple os espaços informais de interação e troca de experiências e ao mesmo tempo proponha um movimento de estudantes de História que seja atuante, próximo da sociedade e dos movimentos sociais.Trata-se de uma nova proposta metodológica de encontro, uma vez que a mesma já vem ocorrendo em outras partes do país.

Queremos que essa décima primeira edição do EGEH não seja o começo nem o fim,mas o meio a partir do qual possamos refletir e trabalhar a articulação dos estudantes de História com os diversos setores sociais e políticos de nossa sociedade. É uma busca pela superação de uma divisão existente no interior dos encontros, que é a divisão entre aqueles interessados pela articulação política e aqueles interessados pela interação e troca de experiências que o encontro proporciona.

Para tal, propomos um roteiro de atividades inicial, que incluiria a seguinte disposição: uma manhã leve, com a oferta de oficinas ou algo relacionado ao funcionamento e gestão do encontro. Pela tarde, a Comissão Organizadora propõe atividades com membros de diversos movimentos sociais e políticos, cujo formato deixa-se em aberto (palestra, mesas, roda de discussão informal, ou mesmo uma conversa ao pé de uma árvore), envolvendo as mais diversas manifestações políticas e sociais: movimento operário, sindicalismo, movimento indígena, movimentos sociais, e demais temáticas sugeridas e propostas nas diversas instâncias da organização do encontro (incluindo os Pré-encontros).

Trata-se de um momento importante de reflexão das práticas dos estudantes de História, que inclua o seu papel diante das organizações da sociedade civil e frente ao crescente processo de criminalização da pobreza e dos movimentos sociais, necessitando dos historiadores uma reflexão e um posicionamento diante dessa crise concreta, por ser uma ofensiva do capitalismo contra todas as conquistas feitas pelos movimentos sociais e demais instâncias políticas da sociedade civil organizada.

Portanto, convidamos a todos os historiadores, militantes políticos e de movimentos sociais do Estado do Rio Grande do Sul, e demais interessados na proposta acima, para participarem do XI Encontro Gaúcho de Estudantes de História, que ocorrerá então entre os dias 20 e 22 de novembro na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS.

Contamos com a sua participação para fazermos desse encontro um momento de articulação permanente dos estudantes de História com a sociedade.